Aqui e agora

"Então eu disse à minha alma, aquiete-se e espere sem esperança pois a esperança seria esperar por coisas erradas; espere sem amor pois o amor seria amor à algo errado; há ainda a fé, mas a fé, o amor e a esperança se realizam na espera. Espere sem pensamentos, pois você ainda não está pronto para o pensamento: Então, a escuridão será luz, e a quietude, a dança." T.S. Eliot (1888-1965), Four Quartets, (tradução livre de Jandira S. Pimentel)

À medida que você lê as palavras nesse lugar, sugerimos que você se liberte do esforço para compreender... de procurar significado, respostas, lógica e consistência. Permita-se ficar com a energia das palavras.... elas podem mexer com você.

Estamos mais inclinados a uma consciência silenciosa do que a palavras, mesmo que elas fluam sem esforço através de nós, em cada assunto a partilhar com você.

Quando se está maduro, poucas palavras da verdade podem nos libertar. Antes de estarmos maduros, a verdade pode ser uma doce armadilha para nosso ego espiritual.

Não perca tempo com ‘lugares-comuns’, prossiga com o crescimento. Silencie, entre em sintonia e descubra quem você realmente é: A divina e eterna luz da Consciência.

É importante compreender que você é a fonte de seu próprio estresse.

Que nenhuma experiência exterior, nenhuma pessoa ou objeto pode lhe causar estresse.

É você que reaje e resiste a este momento, a todo momento.

Ao sentar-se em silêncio e olhar profundamente para dentro de você mesmo, você pode notar que reage constantemente a este momento ou então se distrai.

Se você puder perceber que habitualmente você foge do momento presente para reviver o passado ou se preocupar ou buscar algo no futuro, então você pode ver que você tem a habilidade de, conscientemente, parar de resistir e descansar neste momento.

Que através da concentração e intenção você pode continuar retornando ao momento presente.

Respirar, e sentir, e notar, o que está aqui, indo mais e mais fundo nesse silêncio interior.

E assim, numa completa entrega a este momento, tudo está sendo cuidado, tudo acontece por si mesmo.

Esta resistência pessoal não existe mais, e há apenas uma consciência cheia de alegria.

A essência da espiritualidade transformadora é estar totalmente presente ao mistério que acontece Aqui e Agora. A tendência da mente de vaguear em sonhos quanto ao futuro e lembranças do passado é neutralizada pela disciplina de trazer conscientemente sua atenção de volta ao imediatismo do Agora. Sua intenção de viver cada momento tão desperto quanto possível é um compromisso de Ser, mais que sonhos e desejos de um vir a ser, racional. Você compreende que tanto o crescimento espiritual como a vida real, são possívels apenas em cada momento, vivido conscientemente, no Aqui e Agora.

O Eterno - tradução livre por Jandira Pimentel, com permissão da lista “Sampava”