EXERCITANDO-NOS

Mestre Liu Pai Lin e alunos, praticando o Tai-Chi-Chuan

O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas de origem milenar taoísta para a saúde e longevidade transmitidas diretamente pelo Mestre Liu Pai Lin no Brasil.

O Tai-chi (taiji), a suprema unidade, é o princípio da união e equilíbrio das duas energias opostas e complementares yin-yang representadas por céu e terra, homem e mulher, corpo e espírito, cuja interação gera e mantém a vida.

O Tai Chi Pai Lin é uma medicina natural. A maoria das práticas físicas dão força e robustez aparente, mas não promovem a longevidade. Elas tendem para um extremo, treinando só o corpo. Do mesmo modo a medicina comum trata apenas do físico visível, ignorando o corpo energético invisível. Essa é a principal razão para explicar as doenças e a morte prematura da maioria das pessoas.

Movimento e Serenidade

O Tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração; através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo.

Na serenidade, sem agitação, todas as doenças podem ser curadas, porque as doenças de mais difícil cura são as de origem emocional. Serenando, a pessoa isola a doença.

Por isso, os praticantes cultivam a flexibilidade e a serenidade, tendo sempre um sorriso no rosto. Portanto, a flexibilidade não é só do corpo mas, principalmente, do coração. As pessoas mudam de aparência se têm um sorriso interior: as feias ficam belas; as velhas se tornam jovens.

Isso leva à verdadeira união - de coração - entre os homens. Se você olha uma flor e se une com ela através desse sorriso, você se transforma na flor, não existe separação. Sem separação, sem conflito, sem disputa, a sociedade fica em paz.

O que é Pai Lin?

Pai Lin (bailing) em chinês quer dizer cem anos. Escolhi este nome para expressar o meu sentimento de que todas as pessoas possam ter uma vida saudável. Portanto, Pai Lin não é só o meu próprio nome, mas o de todos que se dediquem de coração a essas práticas.

Na análise do ideograma Pai, podemos ver a união do homem com o céu, o reconhecimento da natureza e a integração com ela. O ideograma representa a própria grandeza do homem e a sua equivalência com a grandeza do universo.

Na serenidade, o praticante reconhece a sua verdadeira beleza natural e desperta a sua inteligência superior. Na serenidade descobre a abundância da natureza: tudo o que necessita pode lhe ser dado, sem pedir ou roubar de seu semelhante.

O céu foi muito pródigo com o Brasil, mas o brasileiro que não pratica a serenidade não pode usufruir dessa dádiva divina.

O ideograma Lin significa respeito, desejo de longevidade, flexilibilidade, juventude e permanência.

Para que uma vida longa? Para que toda a potencialidade do ser humano possa se desenvolver física e espiritualmente. O valor da vida deve ser expresso; o seu brilho só é visto quando se reflete nos outrtos. A ajuda ao próximo é a sua própria alegria, o sentido de sua vida.

Tendo reconhecido a grandeza do homem, sem disputas de poder, a vida fica plena e, como consequência, idêntica à natureza."

(Mestre Liu Pai Lin, extraído de um Manifesto distribuído no Vale do Anhangabaú, S. Paulo, em 13/09/1992).


Treinamentos Básicos

O Tai Chi Pai Lin é um modo efetivo de auto-conhecimento e auto-cultivo, mantendo o equilíbrio físico/energético do homem e promovendo a sua integração com a natureza.

Indicado para todos, homens e mulheres, desde os sete anos de idade, a prática não requer local, equipamento ou vestimenta especial, apenas uma roupa confortável, não apertada, que não atrapalhe os movimentos.

O Tai-Chi, antes de ser forma, é um princípio: princípio da união do homem com a natureza; do equilíbrio do corpo e do espírito; da alternância natural de movimento e serenidade.

O Tai-Chi-Chuan é a prática dessa união. Seus movimentos suaves e lentos preservam a saúde do corpo físico e a serenidade cultiva o espírito.

O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas transmitidas pelo Mestre Liu Pai Lin, segundo a transmissão verdadeira e milenar dos mestres taoístas, para a prevenção e cura de doenças, restabelecendo a saúde e possibilitando a longevidade.

Os treinamentos básicos dão ao praticante a orientação correta para:

  • a manutenção de sua vitalidade;
  • o fortalecimento do sistema nervoso;
  • a normalização de sua produção hormonal;
  • o desenvolvimento pleno de seu potencial cerebral e espiritual;
  • a preservação e a recuperação da energia vital;
  • o equilíbrio total de todos os sistemas orgânicos do corpo; permitindo ao ser humano viver o tempo de vida natural que lhe foi destinado.

Tipos de Tai-Chi praticados no Tai-Chi Pai Lin:

Tai-Chi em pé:

Treinamento da união céu-terra-homem realizado de forma lenta, suave e circular, com movimentos encadeados, podendo ser praticados por pessoas de todas as idades. Os exercícios básicos são fáceis de aprender - sendo feitos em pé, deitado ou sentado - e promovem uma gradativa recuperação da saúde.

- Treinamento interior do Tai-Chi, - Postura do universo - (abraçar a árvore), Abraço do Tai-Chi.

Tai-Chi sentado:

São oito (8) formas de alongamento dos tendões

Clique para saber mais

Tai-Chi deitado:

- Nove formas para restaurar a vitalidade.

No YouTube vc encontra vários videos do Tai-Chi-Pai Lin, do Lian Gong, Qi Gong, etc... digite e pronto!

Também se informe sobre a Massagem Tui-na.

A massagem chinesa é também baseada nos princípios Taoístas.

Para informações, entre em contato com a Associação Tai-Chi Pai Lin em São Paulo: onde vc pode praticar, adquirir videos para aprender, etc.

Bibliografia:

"Lian Gong em 18 Terapias" - Maria Lúcia Lee, Editora Pensamento.

Sobre Qi-Gong: (Chi-Kun):

. "Chi-Kun" - A respiração Taoísta - Exercícios para a mente e para o corpo - Sônia Amaral, ed. Summus editorial.

. "Nas Asas do Tempo" - Ativação do sistema imunológico - Sônia Amaral, ed. Ágora.

. "Em Busca do Samurai"- Respiração Terapêutica e Equilíbrio Emocional - Sônia Amaral, ed. Ágora.

. "Cuidar do Ser" - Fílon e os Terapeutas de Alexandria - Jean-Yves Leloup, ed. Vozes, não tem nada a ver com esses exercícios mas tem a ver com o ser humano inteiro, saudável. Vale a pena conferir alguns de seus outros livros:

. "Caminhos da Realização" - ed. Vozes

. "Terapeutas do Deserto" - Jean-Yves Leloup e Leonardo Boff

Outras práticas:

QI-GONG (CHI-KUN)

Originários da escola Shao-Lin, os exercícios são semelhantes aos do Tai-Chi; baseiam-se nas posturas dos animais e são muito simples de serem executados por pessoas de qualquer idade. Levam o indivíduo a um autoconhecimento e à autogestão do seu potencial natural em termos de equilíbrio, consciência de si mesmo e do seu ritmo respiratório.

Sônia Amaral pesquisa o Oriente há mais de vinte aos e através de estudos com o grupo rogeriano, e com o própirio Carl Rogers, soube acoplar Oriente e Ocidente de uma forma compreensível mesmo para o leigo em taoísmo e psicologia moderna." (contracapa do livro "Chi-Kun", de Sônia Amaral).

YOGA

Dessa nem vou falar, pois já é bastante conhecida nossa. Para saber mais, vá ao seu site de buscas preferido e digite essas quatro letrinhas que você vai encontrar toneladas de informação, ok?

Esses e outros exercícios podem nos ajudar e muito, e acredito que nada têm a ver com religião. Mesmo sendo católico, cristão, judeu, islâmico, etc, pode-se beneficiar imensamente dessas práticas.

Saiba mais sobre Yoga Integral

Leia também os livros de Thich Nhât Hanh, monge Zen, coreano, pacifista, viaja o mundo descrevendo e denunciando o sofrimentos de seu povo.

Meditação andando - guia para a paz interior - ed. Vozes, e Caminhos para a paz interior - ed. Vozes

Mais uma lista de excelentes livros:

De Thérèse Bertherat: "A toca do tigre" ed. Martins Fontes.

- "O corpo tem suas razões", "Correio do corpo" e "As Estações do corpo", etc.

De Alexander Lowen: vários sobre Bioenergia: Pesquise!

. "Prazer" - Uma abordagem criativa da vida - Summus Editorial

. Bioenergética - Exercícios

. "O Corpo em Depressão"

. "A Espiritualidade do Corpo" - Ed. Cultrix

De Tarthank Tulku:

"Kum Nye - Técnicas de Relaxamento" - ed. Pensamento - vols. 1 e 2 - também exercícios suaves que levam à saúde e relaxamento, que só fazem bem.

Outros:

"A Força Curativa da Respiração" - Marietta Till, ed. Pensamento

"Ande" - Um manual para vc fazer seu próprio programa de boa forma", apenas caminhando. S. Kiesling e E.C. Frederick, ed. Edgard Blucher Ltda.

"Saúde nas mãos do Povo" - André Millette - Ed. Paulinas

"Deixa Sair" - Dieta sem Deita - Respiração, movimento, meditação. Sônia Hirsch.

"Viva Mais e melhor" - a revisão da qualidade de vida para o novo milênio. De Arno Gehrke, ed. Esfera. Com conselhos e orientação para uma boa saúde.